doenças venereas
Doenças venéreas é a mesma coisa que doença sexualmente transmissível. Doenças como gonorreia, AIDS, sífilis, condiloma genital, hepatites B e C. Às vezes as pessoas fazem sexo de uma maneira, como não usar camisinha, para satisfazer o parceiro (a). Nunca faça isso, por que você pode sim ganhar muito excitação, mais ao mesmo tempo muitas DST’s. E pega sim, tanto pode pegar ao ato sexual com a pessoa contaminada pelo vírus. Também pega se a pessoa contaminada usar uma seringa e a mesma for aplicado na pessoa sem infectação da doença. Também por meio de saliva, feridas no corpo em relação aos opostos.
2- Como eram os tratamentos antigamente e atualmente?
"Antigamente, elas se chamavam doenças venéreas, isto é, doenças de Vênus, ou doenças do amor. Apesar do romântico nome genérico, a denominação de cada uma dessas doenças não era nada romântica (sífilis, gonorréia, cancro mole) e elas chegavam a matar. Depois, vieram os antibióticos que, extremamente eficientes no combate a esses males, mudaram o panorama. Então, podia até ser considerado prova de virilidade ter uma 'doença do mundo' ou 'doença feia'.... Atualmente, elas se chamam doenças sexualmente transmissíveis".
Desta maneira, a psicóloga Lídia Rosemberg Aratangy introduz o capítulo de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em seu livro "Sexualidade - a difícil arte do encontro". Realmente, hoje em dia, as DSTs voltam a assolar a sociedade brasileira e devem ser compreendidas de maneira séria e debatidas amplamente, para que possam ser superadas e deixem de infectar tantas pessoas de todas as faixas etárias.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Coordenação Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde (MS), não há dados disponíveis que tracem um "mapa" das DSTs no Brasil, pelas próprias dificuldades culturais em reportar este tipo de informação aos setores da saúde. Até 1998, o Ministério da Saúde publicava o Boletim Epidemiológico, onde anunciava principalmente