Saude Coletiva
Questões
1- Fale sobre o movimento surgido na década de 20.
R. Criação do sistema de saúde pública, o controle sanitarista criado por Oswaldo Cruz. A campanhas militares, obrigando, pela força, o emprego de práticas sanitaristas. Esta situação levou à "Revolta da Vacina", no Rio de Janeiro, quando a população revoltou-se com a obrigatoriedade da vacina contra a varíola. 2- Esse movimento teria como uma de suas fontes controlar endemias, por que?
R. Tinha como sua maior importância controlar a transmissão de doenças, naquela época, como por exemplo, a transmissão da varíola , a própria febre amarela e outras epidemias. Esse movimento teve sua maior fonte controlar essas epidemias, pois as epidemias prejudicavam bastante o Brasil na parte exportadora.
3- Fale sobre o significado de : Comunidade pobre sérvio de saúde pobre.
A gravidade do quadro de pobreza e miséria, no Brasil, constitui permanente preocupação e obriga a refletir sobre suas influências no social e, principalmente, na área de atuação junto da família, na qual as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva. Para a família pobre, marcada pela fome e pela miséria, a casa representa um espaço de privação, de instabilidade e de esgarçamento dos laços afetivos e de solidariedade.
4- Qual a visão do Paim?
A visão da Paim era que a saúde coletiva visava as definições de todas os tipos de saúde ( SAUDE PRIVADA E SAUDE PULBLICA). Que essas definições, era que cada tipo de Saúde apesar de serem diferentes sabiam que se tratava dos mesmos problemas.
5- Explique como a febre amarela alteraria nas questões econômicas no país.
R. Essa epidemia alterava no fato de ser doenças que poderiam ser transmitidas e muitas pessoas de outros países que compravam alimentos do Brasil, tinham medo de pegar esses produtos (Agro-exportado) que eram fabricados no Brasil e mandando para outros países como por exemplo o café.