A volta do catalisador
Palavras-chave: cinética química, velocidade de reação, catálise, catalisador, cobalto, água oxigenada, tartarato
Introdução
Um catalisador é consumido em uma reação química? Se ele não é consumido, ele participa da reação? Este experimento mostra de forma bem colorida o funcionamento de um catalisador.
Materiais necessários
1. béquer 100 mL
2. termômetro
3. chapa de aquecimento ou outra fonte de calor
4. solução de tartarato de sódio e potássio 1 mol/L
5. solução de água oxigenada 10 volumes
6. solução de cloreto de cobalto (II) 0,1 mol/L
7. termômetro
A volta do catalisador
Passo 1
Prepare as soluções
Solução de tartarato de sódio e potássio (sal de Rochelle): 1,0 mol/L. Pese 132g e dissolva em água suficiente para completar 500 mL de solução. A formula do sal é NaKC4H4O6. 4H2O.
Solução de água oxigenada 10 volumes: pode ser adquirida pronta em farmácias. Certifique-se que ela está na validade, pois a água oxigenada pode se decompor com o tempo. Solução de cloreto de cobalto (II): para preparar a solução 0,1 mol/L, dissolva 112 g de cloreto de cobalto (II) hexahidratado
(CoCl2.6H2O) em água suficiente para completar 500 mL de solução.
Passo 2
Faça a reação
Em um béquer de 100 mL, coloque 50 mL da solução de tartarato de sódio e potássio. Acrescente 25 mL da solução de águaoxigenada. Aqueça a solução até 35°C. Retire a solução do aquecimento. Observe a solução por alguns segundos (nadaocorre). Acrescente 1 mL da solução de cloreto de cobalto (II). Observe o que ocorre nos próximos minutos. Com o termômetro, acompanhe a temperatura da solução.
Você pode realizar um teste para identificar o gás desprendido. Para isso, faça a reação em uma garrafa com tampa ou erlenmeyer com rolha furada. Conecte uma mangueira através do furo e borbulhe o gás em uma solução de água de cal. Você pode ainda, ao final da reação, colocar mais água oxigenada e observar se a reação inicia novamente. Nós colocamos mais