filo
O esmalte do dente é constituído de um material muito pouco solúvel em água e cujo principal componente é a hidroxiapatita .Em se tratando da composição dos dentes, o mineral hidroxiapatita é o principal constituínte, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH. A hidroxiapatita, embora pouco solúvel em água, é parcialmente solúvel em soluções ácidas, o que pode levar à deterioração dos dentes.
As bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos que ingerimos, e produz o ácido lático. Sendo assim, o pH da boca fica abaixo de 4,5 (ácido). A reação do ácido com a Hidroxiapatita forma um sal que é solúvel em H2O, por isso parte da Hidroxiapatita e se dissolve, o que favorecerá o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes.
Existem fatores que agravam ainda mais o problema, como a doença bulimia (um distúrbio provocado pela ingestão de grande quantidade de alimentos seguida de vômito), que faz com que o ácido clorídrico existente no estômago eliminado junto com o vômito, reduza ainda mais o pH, chegando a 1,5 (muito ácido).
Mas existem alternativas que ajudam a combater a corrosão dentária, como aplicação periódica de flúor. Os íons fluoreto (F-) presentes no flúor transformam a Hidroxiapatita em fluorapatita que protege ainda mais os dentes, por ser menos solúvel em ácidos.
HIDRÓLISE SALINA E SOLO
pH do solo depende de sua composição. Terrenos pantanosos têm pH por volta de 3,5, devido à presença de grande quantidade de ácidos provenientes do húmus
Terrenos sedimentares, formados por sílica (SiO2), devido à formação em pequena quantidade de acido silícico (H4SiO4), apresentam pH próximo de 6,0. Terrenos de origem vulcânica, ricos em silicatos de cálcio e magnésio, devido à sua hidrólise, apresentam pH superior a 7.
SiO4-4 + 4 HOH H4SiO4 + 4 OH-
Regiões de solo calcário (carbonatos de cálcio, magnésio etc.) já apresentam pH muito maior, por volta de 9.
Cada tipo de planta cresce