Trabalho final catalisadores
Ano letivo 2014/2015
Os metais como catalisadores
Classificação:_________________
Professor:___________________
Trabalho elaborado por :
Índice
Introdução
Catalisadores
Catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação, diminuindo a energia de ativação (é a energia mínima que os reagentes precisam para que inicie a reação química) sem que seja consumido. O catalisador não altera a variação de entalpia.
A maior parte dos catalisadores são metais de transição ou compostos onde estes estão presentes. A levada atividade dos metais de transição está relacionada com o facto de possuírem vários estados de oxidação permitindo-lhes estabelecer diferentes ligações.
O catalisador acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. Podem, contudo, ocorrer alterações físicas como por exemplo a superfície de um catalisador sólido pode terminar mais rugosa ou porosa. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores.
Existem casos em que as reações químicas são auto catalisadas, uma vez que um dos produtos formados atua como catalisador. Assim, no decurso destas reações a quantidade de catalisador vai aumentando o que promove o aumento da velocidade de reação. No entanto, na fase final da reação a velocidade vai diminuindo à medida que os reagentes se vão esgotando.
Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor.
Quando um catalisador rege com impurezas torna-se inativo (envenenamento do catalisador). Na verdade, algumas das substâncias que são venenos para o organismo humano são-no porque afetam a atividade catalítica de certas enzimas vitais. A resolução de alguns dos maiores problemas da sociedade atual requer soluções onde os catalisadores têm um papel muito importante:
Necessidade de equilíbrio entre a produção