catalizadores
JUNHO 2013
TEMA:
USO DE CATALISADORES EM AUTOMÓVEIS
INTRODUÇÃO: Há milhares de carros nas ruas do mundo e cada um deles polui o ar, devido a isso catalizadores tem ampla importância no que falamos de meio ambiente. Eles ajudam na redução de gases que são prejudicais ao ambiente terrestre. São utilizados em automóveis, principalmente nos de motores a gasolina e ajudam na redução de hidrocarbonetos(HC) monóxidos de carbono(CO) e dióxidos de carbono. Os catalisadores são feitos de metal, geralmente platina, ródio e/ou paládio, estes objetos fazem na realidade a transformação de alguns gases em outros como a síntese de NOX em N2, o gás inicial é resultante da queima de combustíveis fosseis, e quando caem em forma de chuva ou neve(chuva acida),estes ácidos provocam danos no solo, plantas ,podendo prejudicar diretamente a saúde do humanos. Devido a isso os catalisadores tem ampla importância no cenário ambiental.
OBJETIVOS:
Nossos objetivos com este trabalho são entender o impacto ambiental causado pelo uso dos catalisadores, descobrir como eles funcionam, quais são os tipos de catalizadores e quais os processos que eles utilizam. Também pretendemos entender como ocorrem os processos de redução e oxidação dos gases que seriam liberados para o meio, assim como entender o que é a catalise e os tipos que apresenta, as diferenças em relação a poluição do meio ambiente entre carros com e sem catalisadores.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Os catalizadores são responsáveis pelo processo de catálise, que é a mudança da velocidade de uma reação química devido a adição de uma substancia(catalisador) que praticamente não se transforma ao final da reação. Os catalisadores agem provocando um novo caminho reacional no qual tem uma menor energia de ativação, ou seja, eles estimulam a reação. A catalise possui dois tipos, são eles:
Catálise homogênea: