Catalizador Automotivo
Os catalisadores foram criados com a função de diminuir a quantidade de poluentes que são lançados no ar todos os dias. Com isso, os gases passam a ser tratados antes de saírem dos automóveis.
Os carros mais modernos possuem catalisadores que reduzem a emissão de três tipos de poluentes principais (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio). Todos eles extremamente prejudiciais à saúde.
O catalisador é colocado no cano de escape do automóvel e transforma poluentes em compostos menos prejudiciais à saúde. Em um veículo zero, o catalisador pode converter até 98% dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos à natureza.
Pesquisadores do Laboratório para Energia e Meio Ambiente e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos EUA, estão trabalhando para que os catalisadores sejam ainda mais eficientes e durem mais. A pesquisa tem como base estudos sobre a contaminação do enxofre pelo catalisador, que diminui a capacidade de remoção de óxidos nitrosos. A utilização de gasolina adulterada compromete o funcionamento do catalisador, provocando o chamado "envenenamento" do sistema. Carros movidos a álcool são menos poluentes. Por isso, utiliza-se no Brasil a técnica de adicionar 15% de álcool à gasolina. Pesquisa da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos no Brasil, em parceria com a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental, divulgou que 1 em cada 4 carros do Estado de São Paulo estão rodando em situação irregular, ou seja, com catalisadores falsos e peças adulteradas. É importante que motoristas fiquem atentos na hora de substituir o catalisador, procurando sempre lojas que oferecem produtos de qualidade.
Trabalho de Química
Nome: Fernando Henrique Honório de Pádua
Nº: 08
Série: 3º A