Catalizador
BRAGANÇA PAULISTA
2011
Sistema de Informações dos Catalisadores
CONCEITO Os catalisadores automotivos têm se apresentado como a melhor alternativa e, ao longo do tempo, têm respondido aos constantes desafios impostos por legislações cada vez mais restritivas. Entretanto, apenas em 1986 foram promulgadas leis, através da CETESB e do IBAMA, visando o controle da qualidade do ar, sendo criado um programa (PROCONVE -Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) que estabelecia limites de emissões para o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio. Por outro lado, a implementação do PROALCOOL, há vinte anos, contribuiu de modo significativo para alterar as características da atmosfera brasileira, ao estabelecer o uso de etanol hidratado ou uma mistura de 24% de etanol anidro e gasolina como combustível. Atualmente, a frota brasileira é altamente diversificada, com veículos leves e pesados, movidos a álcool, gasolina-álcool ou óleo diesel, gerando complexos problemas de poluição. Em particular, a concentração de acetaldeído é muito elevada, quando comparada a outras cidades do mundo. Isto gerou a necessidade do estudo da eliminação dos compostos oxigenados e diversos trabalhos foram conduzidos, visando aos desenvolvimentos de catalisadores mais adequados a essa atmosfera.
CARACTERÍSTICAS ✓ Uma tecnologia efetiva para reduzir o conteúdo de gases poluentes no gás de escape de veículos; ✓ Recomendado pela CETESB; ✓ Durabilidade 80.000 KM – Catalisador Original; ✓ No interior do catalisador é formado como uma colméia com passagens ou pequenas contas de cerâmicas revestidas com metais catalisadores.
TECNOLOGIA Os catalisadores cada vez mais estão evoluindo, são capazes de remover os mau-cheirosos compostos à base de enxofre da gasolina e de outros combustíveis fósseis. O novo catalisador é uma forma do bissulfeto de