A violencia na escola
O presente artigo tem como objetivo enfocar os temas de educação e escola, ressaltando a liderança exercida pelo professor sobre o aluno, sendo a escola uma peça de engrenagem maior.
Educação e Escola
A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, que dependem, para sobreviver da transmissão de sua herança cultural aos mais jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios que julga necessários para perpetuar sua herança cultural e treinar os mais jovens nas maneiras de ser e pensar do grupo. O que integra o indivíduo na sociedade e no grupo social em que vive é o patrimônio cultural que ele recebe pela educação. A criança, por exemplo, passa desde cedo pelo processo de socialização, na medida em que aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu.
A escola é uma maravilhosa colaboradora, mas são os pais que educam... As bases que desenvolvem o caráter da criança correspondem aos pais, cabendo à escola o papel de orientadora e reforçadora da educação familiar, que deve ensinar os modelos de convivência e exemplificar a verdade, a alegria, a paz, a tolerância, a justiça. (EGIDIO VECCHIO)
Objetivo da educação é a transmissão da cultura; A adaptação dos indivíduos à sociedade (socialização); O desenvolvimento de suas potencialidades; O desenvolvimento da própria sociedade. A educação informal, assistemática ou difusa é a que acontece na vida diária pelo aprendizado das tarefas normais de cada grupo social, pela observação do comportamento dos mais velhos, pela convivência entre os membros de uma sociedade.
Educação sistemática ou formal é uma maneira seletiva de educação, seleciona os elementos essenciais dentro da cultura, para serem transmitidos por pessoas especializadas.
Escola como grupo social e como instituição, pois a escola pode ser vista como grupo social (que transmite cultura) é considerado, uma reunião de indivíduos (aluno, professores e funcionários) com objetivos comuns e em contínua interação.