Nao sei
A propaganda política e eleitoral presidencial na TV, a partir da abertura democrática no Brasil.
Projeto de pesquisa apresentado como exigência final da disciplina Projetos Experimentais II no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.
Orientadora Profª. Ma. Gisela Madureira
Petrópolis
2010
INTRODUÇÃO
A finalidade desse projeto é propor um estudo sobre a propaganda política eleitoral como divulgação ideológica e como prática democrática eleitoral, além de toda a sua evolução dentro da história das campanhas presidenciais, a partir da abertura democrática no Brasil.
O trabalho analisará as ferramentas de comunicação utilizadas nas campanhas dos candidatos a Presidência da República, de seus partidos e das suas coligações políticas, além de ressaltar a utilização das estratégias de comunicação e marketing para fomentar suas ideologias durante a campanha de cada presidente.
Serão estudadas e analisadas as campanhas presidenciais dos candidatos Tancredo Neves, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
O estudo visa mostrar a utilização da TV como veículo de comunicação, para difundir as idéias políticas e partidárias dos candidatos à Presidência da República, além de mostrar os anseios populares perante os seus candidatados.
O estudo pretende entender quais os benefícios e malefícios da propaganda política nas campanhas eleitorais para Presidente da República, além de mostrar como essas estratégias são utilizadas para que o candidato obtenha ou não o maior número de votos perante a votação popular.
Para tanto a pesquisa vai estudar a abertura democrática no Brasil e como a Constituição de 1988 influenciou as campanhas presidenciais.
Através desse trabalho também se buscará analisar o movimento “Diretas Já”, um movimento civil de reivindicações por