A Vida E A Obra De Moli Re
Jean-Baptiste Poquelin nasceu em Paris, em 1622. Filho de um vendedor de tapetes, perdeu a mãe muito cedo, aos dez anos. Recebeu uma sólida educação jesuítica e estudou para se tornar advogado. Travou conhecimento com Tiberio Fiorelli, conhecido como Scaramouche, um famoso comediante francês da época, e com a atriz Madeleine Béjart, o que o levou a renunciar à carreira jurídica e se dedicar ao teatro. Com Madeleine e outra dezena de comediantes, fundou a companhia L’Illustre Thêatre, em 1643. O início da trupe foi desastroso, e Jean-Baptiste, que agora se apresentava como Molière, acabou sendo preso por dívidas, em 1645. Mas alguns dos membros da companhia permaneceram fiéis a Molière e com ele deixaram Paris para excursionar pelo interior da França.
Aos poucos se conseguiu estabelecer relações de mecenato com nobres importantes, o que garantia a vida financeira do grupo. A apresentação da primeira peça de Molière, L’Étourdi (O surpreso) aconteceu em Lyon, em 1655. Após alguns anos de peregrinação e aprendizagem, a trupe voltou a Paris e, em 1658, apresentou ao rei a peça Nicomède, do dramaturgo clássico Pierre Corneille, assim como a farsa Docteur amoureux (Doutor apaixonado), tendo esta última obtido enorme êxito. O irmão do rei Louis XVI tomou a companhia teatral sob sua proteção e, em 1659, a apresentação da peça Précieuses ridicules (Preciosas ridículas) tornou Molière famoso e adorado na capital.
Principais obras de Molière:
- As preciosas ridículas (1659) - A Escola de Mulheres (1662) - Tartufo (1664) - O Misantropo (1665) - Médico a força (1666) - O Avarento (1668) - Anfitrião (1668) - O burguês fidalgo (1670) - As sabichonas (1672)
Um dos mais famosos momentos da biografia de Molière é a sua morte, que se tornou numa referência no meio teatral. É dito que morreu no palco, representando o papel principal da sua última peça. De facto, apenas desmaiou aí, tendo morrido horas mais tarde em sua casa, sem tomar os