O Desenvolvimento Infantil Na Perspectiva Sociointeracionista
*Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. as teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças não são passivas, meras receptoras das informações que estão a sua volta. * Henri Wallon- (1879-1962), medico francês desenvolveu vários estudos na área da neurologia, enfatizando a plasticidade do cérebro . Wallon propôs o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência. para ele, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz deles.
* estagio impulsivo-emocional (1º ano de vida)
* estagio sensório motor (um a três anos, aproximadamente)
* personalismo (três aos seis anos, aproximadamente)
*estagio categorial (seis anos)
* Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), estudioso russo na área de historia, literatura, filosofia e psicologia, teve uma intensa produção teórica, apesar de ter morrido ainda muito jovem. Para este autor, o funcionamento psicológico estrutura se a partir das relações sociais estabelecidas entre o individuo e o mundo exterior. Tais relações ocorrem dentro de um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao individuo os sistemas simbólicos de representação da realidade.
• Vygotsky observa que a criança apresenta em seu processo de desenvolvimento um nível que ele chamou de real e o outro de potencial.
• Para este autor Zona de desenvolvimento proximal ou potencial consiste na distancia entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
• Vygotsky enfatiza a importância do brinquedo e da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil.