formação de educadores
O cotidiano da escola e sua rotina, muitas vezes, não permite que os profissionais de educação disponham do tempo necessário para oaprofundamento de seus estudos e reflexão sobre a prática, desta forma, a formaçãocontinuada, oportuniza esse envolvimento e, consequentemente, o alcance dos objetivos propostos pelo grupo e pela instituição.
Os encontros de formação continuada docente propiciarão, através de estudos teóricos, troca de experiências e oficinas a condição de:
Compreender a importância da educação infantil e do ensino fundamental para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico da criança.
Compreender os pressupostos filosóficos e sociológicos que orientam o trabalho através da perspectivasociointeracionista e construtivista.
Compreender os pressupostos teóricos da nos quais a apdz.se fundamenta.
Formar atitudes pedagógicas que reflitam coerentemente os princípios da teoria piagetiana que estão subjacentes à prática pedagógica.
Ampliar sua competência técnica para trabalhar adequadamente de modo a favorecer o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e físico, ou seja, tendo uma perspectiva holística do ser humano.
Adaptar as sugestões pedagógicas apresentadasàs características e necessidades psicossociais dos alunos.
Planejar, criar, inovar e experimentar outras situações pedagógicas com os recursos de que dispõem, enriquecendo e ampliando a prática pedagógica.
Ampliar competência técnica para avaliar se o processo de desenvolvimento da criança está se orientando no sentido da realização plena de suas possibilidades.
TEMAS DOS ENCONTROS
I-Aula Operatória e seu movimento;
II-Oficina sob a perspectiva da aula operatória;
III-Perspectiva sociointeracionista e piagetiana;
IV-Atividade prática;
V- Habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais;
VI-Portfólio;
VII-Oficina de jogos;
VIII-Oficina de brincadeiras;
IX-Oficina de leitura, produção