John Maynard Keynes foi um economista brit nico

798 palavras 4 páginas
John Maynard Keynes foi um economista britânico, sem duvidas o mais influente dos últimos 100 anos, ele nasceu em Cambridge, Inglaterra, no dia 5 de junho de 1883 e tinha 1,98 metros de altura, faleceu em 21 de abril de 1946 aos 62 anos de idade devido a um ataque cardíaco, sua nacionalidade era Britânica e ele residia no Reino Unido, Keynes estudou em Cambridge; após os estudos, tornou-se funcionário do Ministério dos Negócios das Índias, posteriormente assumiu o cargo de professor em Cambridge. Preferiu, contudo, ingressar no Tesouro Britânico, onde foi conselheiro da delegação britânica de paz, porém, discordando do Tratado de Versalhes, abandonou o próprio cargo.
Os primeiros relacionamentos românticos e sexuais de Keynes foi quase exclusivamente com homens, ele participava de grupos que eram permissivos em relação à homossexualidade. Keynes atuou nos campos de economia politica, probabilidade e também foi um conhecido colecionador de arte moderna.
Dentre muitas obras que keynes produziu, as mais importantes foram: As consequências econômicas da paz; Um tratado sobre moeda; A teoria geral do emprego, do juro e da moeda; ou simplesmente “ Teoria Geral”. E foi com esta ultima obra que citada que a teoria keynesiana iniciou-se. Muitos autores descrevem que a partir daí iniciou-se a Revolução Keynesiana, tamanho o impacto da obra, e keynes seria o pai da moderna macroeconomia.
O Keynesianismo foi usado na História, principalmente durante as crises que ocorreram no século xx. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi a doutrina econômica que deu suporte ao plano New Deal do presidente Roosevelt, voltado para tirar a economia Norte- Americana da profunda crise provocada pela quebra da Bolsa de Valores de 1929. Os países europeus, cujas economias estavam estraçalhadas no final da Segunda Guerra Mundial, também recorreram aos fundamentos do Keynesianismo para tirar suas economias da crise. Além disso, pode se citar como as maiores contribuições de Keynes: A crítica a

Relacionados

  • Influências do Plano Beveridge
    6374 palavras | 26 páginas
  • SMALL IS BEAUTIFUL 1
    118664 palavras | 475 páginas