A VIDA FEMINISTA
Laboratório de física aplicada – circuito em série
Alan Yuji Soares
Diego Clair Rodrigues
Victor Vargas Martins
Professor Orientador:
Alessandra Silva
SÃO PAULO / SP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 OBJETIVO 4
2 MATERIAIS UTILIZADOS 4
3 PROCEDIMENTOS 5
CONCLUSÃO 5
INTRODUÇÃO
Neste experimento serão apresentadas as técnicas para medição de corrente e tensão para cada resistência. Por intermédio de um desenvolvimento prático em laboratório, foi possível encontrar o valor da resistência para cada circuito (do qual estão em série) e compará-los conforme o código de cores para leitura dos resistores.
OBJETIVO
Medir a corrente e tensão para cada uma das resistências, aplicando a lei de Ohm. Além de ter de medir a corrente total que passa pelos pontos iniciais e finais do circuito.
Por fim, comparar os resultados obtidos junto a soma das resistências, conforme tabela.
(Fonte da ilustração: http://www.burgoseletronica.net/resistores_cores.html)
MATERIAIS UTILIZADOS
Multímetro (Multiteste)
Fonte
Resistores
PROCEDIMENTOS
Utilizando o multímetro buscamos medir a tensão e corrente para cada uma das resistências. Comparar com a tabela de cores dos resistores, comparar a resistência total do circuito com a resistência total obtida.
CONCLUSÃO
O que foi possível observar do experimento foi que, ao medir a corrente e tensão para cada uma das resistências se obteve um valor ‘x’ para cada uma, do qual o resultado deveria estar entre 5% (por terem em sua 4ª faixa o ouro), e essa porcentagem deveria se enquadrar em tanto pra mais quanto pra menos do valor base, que foi somado na tabela de cores. Porém, segundo a leitura de código de cores, os valores ficaram acima da faixa de tolerância (ultrapassando os 5%), fazendo com que uma observação devesse ser levada em conta, que seria que todos os 4 resistores ultrapassaram a faixa da tolerância,