FEMINISMO
Ademir França2
Dulcimara de Oliveira Peruzzo3
Eleandro Costa de Camargo4
Gabrieli Boenke5
Irini Andrioli6
Leci Costa de Camargo7
RESUMO: Este artigo tem por objetivo compreender a trajetória do movimento feminista ao longo de sua história, para isso foi utilizado a pesquisa bibliográfica e em sites da internet. Realizando um estudo sobre o movimento feminista, percebendo que este movimento iniciou-se no século XIX, aonde as mulheres se organizavam para lutar pelos direitos iguais aos homens. Destacando que este movimento não terminou e as mulheres continuam buscando seus direitos, conforme prevê as convenções internacionais e os preceitos jurídicos da atual Constituição Federal de 1988.
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres, luta, conquistas, direitos.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho buscamos compreender o que é um movimento social e por que o feminismo pode ser considerado movimento social. Entender o contexto histórico a sua composição, ideologia, a organização, localização, praticas, suas conquistas, e qual a importância do estudo deste movimento na área de educação, cultura e política. Identificar em quais espaços as mulheres se organizaram, e quais foram os desafios que o movimento teve que enfrentar para poder se manter no processo de democratização e globalização.
O estudo partiu de uma referencia bibliográfica, a qual fez refletir a experiência, a construção da trajetória das questões que colocaram a prova a resistência do movimento. O conceito utilizado para definir o feminismo, parte da ação política das mulheres que envolvem uma teoria, uma pratica e uma ética, a qual transforma a mulher em sujeito histórico, na transformação da sua própria condição social. O movimento feminista se expressa de varias maneiras.
Definição de movimento social
A partir dos estudos realizados pelo grupo, a primeira conclusão em que chegamos sobre os movimentos sociais, e que esses são um conjunto de ações dos Homens no decorrer da