Senhor
FACULDADE DE LETRAS – FALE
CURSO DE LUCIENCIATURA EM LETRAS
TRABALHO DE PROJETOS INTEGRADORES 2
Maceió
2014
TRABALHO DE PROJETOS INTEGRADORES 2
Trabalho sobre a obra Bodas de Sangue de Garcia Lorca para obtenção da nota parcial da avaliação da disciplina Projetos Integradores 2, ministrada pela Professora Kristianny Azambuja da FALE/UFAL.
Maceió
2014
1 – INTRODUÇÃO O presente trabalho investiga a questão da hereditariedade dentro da obra teatral Bodas de Sangue, escrita entre 1931-1932 e encenada no ano posterior, do dramaturgo espanhol Frederico García Lorca (1898-1936). A questão da hereditariedade será investigada a partir da analise dos símbolos, frequentemente utilizados por Lorca, presentes na obra. A leitura da obra por meio destes símbolos permite observar uma criação de intricado de sentidos que transformam a hereditariedade num destino trágico do qual as personagens não conseguem fugir. Bodas de Sangue é uma peça que trata de amor, de ódio, de orgulho, e, principalmente, da vida e da morte.
2 – RESUMO DA OBRA Bodas de Sangue conta a trágica história de uma família marcada pela morte, por isso a Mãe vê no casamento do Noivo, seu filho mais novo, único vivo, a chance de mudar interromper a dor dos assassinatos de seu marido e de seu filho pela família Félix. Contudo, a Noiva é ainda apaixonada pelo seu antigo noivo, Leonardo Félix, que declara seu amor por ela e a convence a fugir durante as bodas. A fuga dá início a uma caçada em que o Noivo, não apenas deseja a reparação pela ofensa causada pela fuga, mas também a vingança pelos seus mortos. O triangulo amoroso termina com um desfecho trágico causado pelo encontro mortal entre o Noivo e Leonardo.
3 – ANÁLISE Para esta análise, observaremos o triangulo amoroso entre o Noivo, a Noiva e o Leonardo. Eles são jovens, ricos, herdeiros, carregam o nome e o respeito