A universidade publica
CAMPUS RIO PARANAÍBA
ANA CRISTINA DA SILVA SOZA - 2028
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PROFESSORA : ÁUREA
A universidade é uma instituição social que contem regras, opiniões, problemas. A partir do século XX a educação se tornou um direito de todos, sem exclusão.
A partir da Reforma do Estado a instituição social passou a ser uma organização com meios de um objetivo particular.
Segundo Freitag, a organização da universidade é operacional, com contratos , com índices da produção, flexível, com estratégias.
A universidade pública produz um conhecimento destinado à apropriação privada.
Uma mudança na universidade publica faria dela mais contemporânea no século XXI, se tornando uma sociedade do conhecimento, com uma educação fixa. A sociedade do conhecimento é uma transformação do capital e da ciência junto com as mudanças tecnológicas, de acordo com o mercado financeiro,David Harvey na cultura contemporânea denomina compressão espaço temporal.
Para uma mudança da universidade e necessário que o Estado proporcione investimentos sociais e políticos para todos igualmente, sendo um direito e não um privilegio para poucos. Ainda existem pessoas que não tem acesso nem a uma escola publica, é uma triste realidade. Pensando no futuro como eles vão chegar a há uma universidade ? Sem uma base solida de ensino não será possível. O que irá acabar com o direito a educação de todos. Isso irá gerar um maior numero de profissionais sem qualificação, mão de obra barata.
A formação gera conhecimento , nenhum bom profissional conseguiu um emprego perfeito sem uma boa formação, é necessário esforço e principalmente oportunidades. Pois existem muitos que não tem condições financeiras para pagar um ensino superior, se tornando assim excluídos do mercado.
Através de investimentos financeiros e com a criação de oportunidades é possível construir um país mais rico em conhecimento, com profissionais mais qualificados.
Educação é um