A unificação da mecânica dos sólidos e fluidos na mecânica dos meios contínuos
Sólidos na Mecânica dos Meios Contínuos são considerados um conjunto contínuo de pontos materiais que podem ser identificados pela posição que ocupam no espaço físico tridimensional. Sólidos são considerados rígidos quando a distância relativa entre quaisquer dois de seus pontos materiais não se altera no tempo. Caso contrário são chamados deformáveis.
Sólidos são considerados uma estrutura quando têm a função de transmitir ou resistir à ação de esforços externos. Para isso é necessário que tenham também mantenham uma forma definida quando submetidos à ação dos esforços externos para os quais devam ser funcionais. Uma estrutura é por- tanto um sólido com uma função mecânica. Estruturas podem ser projetadas e construídas para que tenham a função desejada. Este é o objetivo principal da Engenharia Estrutural. Existem estruturas em todas as construções civis, assim como nas máquinas, sejam elas guindastes, automóveis, avi- ões, foguetes, navios ou submarinos. Existem estruturas naturais, como a formada pelo esqueleto e músculos dos corpos dos mamíferos.
Mecânica dos fluidos A mecânica dos fluidos é a parte da física que estuda o efeito de forças em fluidos. Os fluidos em equilíbrio estático são estudados pela hidrostática e os fluidos sujeitos a forças externas diferentes de zero são estudados pela hidrodinâmica. Os fluidos respeitam a conservação de massa, quantidade de movimento ou momentum linear e momentum angular, de energia, e de entropia. A conservação de quantidade de movimento é expressa pelas equações de Navier Stokes. Estas equações são deduzidas a partir de um balanço de forças/quantidade de movimento a um volume infinitesimal de fluido, também denominado de elemento representativo de volume.
Mecânica de meios contínuos
A mecânica de meios contínuos é um ramo da física (especificamente da mecânica) que propõe um modelo unificado para sólidos deformáveis, sólidos rígidos e fluidos. Fisicamente os fluidos se