Mecânica dos fuidos
1.1 Tema
Abordagem histórica e concepção de fluidos no estudo da engenharia
1.2 Objetivos
Com este trabalho pretende-se abordar e ressaltar as idéias fundamentais de mecânica dos fluidos, ao mesmo tempo, sua aplicação na engenharia e nos estudos da ciência em geral, e também neste contexto destacar a concepção histórica e abordagem atual de fluidos.
1.3 Justificativa
O estudo da mecânica dos fluidos é quesito básico para quase todos as áreas da ciência, principalmente para engenharia em que as aplicações são visíveis e essenciais. O entendimento das idéias básicas de fluidos concernente a evolução de seus estudos durante os tempos faz-se necessário para maior clareza e entendimento dos fenômenos que envolvem fluidos seja na natureza, ou em máquinas.
1.4 Definição de termos
Fluidos – É uma substância que não pode resistir a uma força de cisalhamento ou a uma tensão sem se mover.
Tensão de Cisalhamento – Pode ser definido como o valor da força tangencial sob um fluido dividido por sua área
Escoamento – Capacidade que um fluido tem de escoar, ou seja vazar , decorrer.
Viscosidade - Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 A concepção de fluidos ao longo dos tempos
Seja por alguns fenômenos naturais ou seja pela importância das aplicações dos fluidos, o seu estudo despertou a curiosidade e o interesse do homem ao longo da história da humanidade.O homem pré-histórico sempre se encantou com o movimento daságuas e dos ventos, como atestam inúmeras pinturas rupestres encontradas em antigas cavernas que lhe serviram de abrigo.
Na antiguidade conceitos de aerodinâmica eram empregados, ainda que de forma intuitiva, para transformar hastes de madeira em flechas longilíneas, com pontas em forma de cunha e caudas estabilizadoras e ainda antigas civilizações desenvolveram notáveis embarcações movidas à vela e a remo, que