SEMIN RIO DE CI NCIA DOS MATERIAS
A evolução da tecnologia do concreto vem ocorrendo de maneira muito rápida nas últimas décadas, com o surgimento de novos materiais e aditivos químicos. E a tendência futura é cada vez mais utilizar concretos com características específicas, os chamados concretos especiais, definidos como concretos com características particulares para atender as necessidades das obras, de modo a serem empregados em locais/condições em que os concretos convencionais não podem ser aplicados.
2. FUNDAMENTOS:
Os concretos especiais são materiais à base de cimento desenvolvidos por meio da engenharia de microestrutura. Por serem compósitos constituídos de partículas com granulometria fina e uma baixa relação água/cimento, apresentam matrizes densas obtidas a partir da otimização do empacotamento dos materiais granulares, enquanto a trabalhabilidade adequada é alcançada por meio da dispersão das partículas promovida pela incorporação de aditivos químicos à mistura. Assim, a produção de concretos com trabalhabilidade adequada, de alta resistência mecânica e durabilidade é possível devido à associação de aditivos superplastificantes, que permitem a obtenção de misturas com baixa relação água/cimento, enquanto as adições minerais, com grãos de tamanhos menores que as partículas de cimento, facilitam a produção associando seu efeito físico ao efeito químico.
3. APLICAÇÃO:
CONCRETO CONVENCIONAL
Aplicação - Obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.
Vantagens – Aumento da durabilidade e qualidade final da obra, redução do tempo de execução e redução dos custos da obra.
CONCRETO AUTO ADENSÁVEL OU FUIDO
Aplicação - Peças densamente armadas, estruturas pré-moldadas, fôrmas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painéis arquitetônicos, lajes, vigas, etc.
Vantagens - Proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade.
CONCRETO ARMADO
Aplicação – Pode ser aplicado em edificações, obras de saneamento, estações