0107
LEVANTAMENTO DA CURVA DE UMA BOMBA CENTRÍFUGA
Gabriella Rodrigues de Oliveira¹; Márcio Souza²
Centro de Tecnologia – CT; Engenharia Mecânica – DEM – MONITORIA
Introdução: As bombas são utilizadas para elevar a pressão em um determinado fluido para que esse possa ser elevado com uma pré-determinada vazão. A demanda de energia necessária para tal é o indicador do tipo de bomba para isso é fundamental conhecer a relação “Vazão (Q) x Altura Manométrica (H)”, a fim do emprego mais consciente desse tipo de equipamento. Diante disto, este experimento foi utilizado como instrumento didático nas aulas de Sistemas Fuido-Mecânicos II / Máquinas Hidráulicas para observar a importância da identificação da curva de uma bomba quando a mesma não possui um catálogo que possa ser consultado. Muitas vezes bombas são adquiridas sem saber qual é a real capacidade de funcionamento da mesma, e quando se têm em mãos a curva da bomba juntamente com a curva do encanamento, podemos determinar o ponto de operação da bomba, caso necessário. Palavras chave: bombas centrífugas; perda de carga; curvas de bombas.
Objetivos: Temos como objetivo demonstrar aos alunos da disciplina Sistema Fluido-Mecânicos II / Máquinas Hidráulicas a possibilidade de obter a curva de uma bomba centrífuga quando a mesma não possui catálogo, fazendo isto através da teoria exposta em sala de aula sendo aplicada em um sistema disponível no laboratório de hidráulica.
Metodologia: Através da observação do sistema onde se encontra a bomba, observamos que a mesma está “afogada”, ou seja, ela está abaixo do reservatório de aspiração. Outra peculiaridade desse sistema é que o reservatório de aspiração e o de recalque são os mesmos. Como não existem instrumentos de medição, utilizaremos a Equação da Energia para Volume de Controle na a determinação das pressões na entrada e na saída da bomba. Na Equação da Energia para Volume de Controle existe uma parcela correspondente à perda de carga na