Ásia, europa e áfrica : golpes e intervenções dos eua e urss (1945 a 1991)
Sumário :
Introdução
Ásia: Golpes e intervenções dos EUA e URSS de 1945 a 1991
-Coréia
-Vietnã
-Palestina
-Índia
-Camboja
-Paquistão África: Golpes e intervenções dos EUA e URSS de 1945 à 1991
-Egito
-Uganda
-Afeganistão
-Líbia
-Marrocos
-África do Sul
Europa: Golpes e intervenções dos EUA e URSS de 1945 a 1991
-Muro de Berlim
-Iugoslávia
-Grécia
-Portugal
-Espanha
-Irlanda
Conclusão
Introdução
Ordem internacional bipolar. Fim da tradicional multipolaridade na ordem internacional e estabelecimento da bipolaridade, com dois centros principais de poder global – EUA e URSS. A nova ordem internacional foi conseqüência dos efeitos geopolíticos e econômicos da Segunda Guerra Mundial: o declínio do poder militar global da Europa Ocidental e do Japão e a transformação dos EUA e da URSS em “superpotências” com um poder muito acima dos demais países.
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
Organismo internacional que substituiu a antiga Liga das Nações. Sediada em Nova York, a ONU foi criada pela Conferência de São Francisco (abril-junho 1945) com a finalidade de defender a paz mundial, os direitos humanos, a igualdade de direitos para todos os povos e a melhoria do nível de vida em todo o mundo. Os principais níveis de deliberação da ONU são a Assembléia Geral reunindo todos os países membros, com decisões tomadas por maioria de 2/3, e o Conselho de Segurança composto por 15 membros, sendo 5 permanentes (EUA, URSS/Rússia, GB, França e China), com poder de veto, e 10 rotativos.
Expansão do socialismo no mundo.
Isso ocorreu em dois sentidos. Primeiro, com a instalação de regimes socialistas na Europa Oriental, China, Coréia do Norte, Vietnã, Cuba e outras partes do Terceiro Mundo em decorrência da expansão militar soviética no final da Segunda Guerra Mundial (ocupação militar do leste