Logística
No varejo, um produto ou serviço só pode ter valor ao cliente se ele o possui. Somente a partir deste momento, o cliente pode julgar as qualidades e funcionalidades do que adquiriu.
Nesse contexto, a logística tem papel fundamental como agregador de valor, pois, numa primeira análise, viabiliza o transporte desse produto ao cliente. A distância entre o produtor e o consumidor é um obstáculo que a logística ajuda a transpor, criando, assim, um valor ao produto para o cliente.
Outra importante forma de agregar valor ao produto é fazer o transporte corretamente, entregando ao cliente o produto com as especificações exatas, atendendo fielmente o pedido realizado pelo cliente à loja ou produtor. Dificilmente o cliente fica satisfeito quando recebe um produto trocado, seja de cor, tamanho, modelo, etc.
O fator tempo também pode ser considerado como valor perceptível pelo consumidor.
A logística permite que os desejos de clientes se materializem em menor ou maior tempo, conforme seu desempenho. Para entender melhor, um cliente ficaria extremamente insatisfeito se o seu pedido fosse atendido num prazo além daquele combinado com o vendedor ou com a loja. Logo, o fator prazo de entrega é um valor de grande significado para o cliente.
Exemplificando, qual o leitor aceitaria receber seu jornal no dia seguinte ao da edição?
Cada vez mais, as empresas e os consumidores estão considerando a informação como um novo elemento da logística que adiciona valor às suas operações e produtos. Rastreamento de cargas, encomendas, ou veículos tem sido utilizado freqüentemente como forma de monitoramento de estoques permitindo a pronta reação quando é acusado qualquer desvio.
Ainda mais importante, a informação logística tem valor muitas vezes intangível quando os processos e sistemas das empresas estão interligados e trocam entre si valiosas informações sobre posições de estoque, demanda,