Tecnologia: você sabe utilizá-la?
Estar conectado ao mundo seja por meio de computadores e/ou celulares, torna-se mais atrativo. Em locais como shoppings e universidade é notória a presença de aparelhos de alta tecnologia. Cada vez mais, o mundo em frente às telas de televisões, computadores e celulares parece ser mais atrativo que o mundo offline. E as pessoas não estão em busca somente de tecnologia, elas estão em busca de algo que não sabem manusear.
Na Lan House Pitsop.net os funcionários são enfáticos ao dizer “ Perdemos muitos clientes por conta da ‘idade’ dos computadores, as pessoas estão querendo aparelhos mais atuais, mesmo que não saibam manusear”
Esse problema é percebido também nas lojas que comercializam tecnologia. Segundo a vendedora Mara Cavalcante, da Login Informática, há gente que não necessita de um aparelho tão rápido ou com maior grau de tecnologia, mas mesmo assim compra e paga mais caro por isso. “O Iphone 4S, por exemplo, chegou aqui em Aracaju há 4 meses e já está em falta, em contrapartida o Iphone 3G, que é uma versão anterior não está sendo mais procurado.”
RISCOS
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, localizada na cidade de College Park (EUA), revela que vício em tecnologia é semelhante ao de drogas. Seguindo o estudo, quatro em cada cinco estudantes avaliados sentiram algum tipo de desconforto físico ou mental ao serem afastados de seus computadores.
Os sintomas mais latentes foram o pânico, a confusão e o isolamento extremo. Os pesquisadores descobriram que a maioria dos mil jovens universitários entrevistados, espalhados por 12 instituições em 10 países, admitem ser viciados em algum tipo de tecnologia: smartphones, notebooks, televisores e redes sociais são alguns exemplos.
Em contrapartida a corrida por aparelhos de altíssimo desempenho