A ultima esperança
20 a 27 de setembro
“Eis-me aqui, envia-me a mim”:
O profeta Isaías
Sábado à tarde
Ano Bíblico: Am 1–4
VERSO PARA MEMORIZAR: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6:8).
LEITURAS DA SEMANA: Lv 16:30; 17:11; Is 6:1-10; 49:6; Jr 3:22; Mt 28:18-20; Hb 1:2
PENSAMENTO-CHAVE: Isaías foi um poderoso profeta do século 8 a.C. que falou contra o pecado e a corrupção, ensinou a justiça e retidão e profetizou a vinda do Messias. Que paralelos podemos achar para nós hoje?
Uma parte central da missão de Isaías foi reformar o reino do Sul, Judá. Ele falou contra o pecado, a corrupção e a rebelião da nação contra Deus.
Mas a missão de Isaías foi além da reforma dentro de Judá. Ele previu um dia em que a missão de Judá seria representar Deus ao mundo. Judá não deveria continuar olhando para dentro da nação; tinha um propósito missionário para todas as outras nações. Isaías cita Deus dizendo: “Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios” (Is 42:6).
Essa grande visão missionária estendendo-se a todo o mundo se perdeu nos anos seguintes. Até o ministério do próprio Jesus e o ministério dos apóstolos no livro de Atos, não vemos cumprir-se essa visão do evangelho sendo pregado em todo o mundo, uma visão que também somos chamados a cumprir em nossos dias.
Domingo
Ano Bíblico: Am 5–9
“Ai de mim!”
1. Descreva a visão de Isaías, registrada em Isaías 6:1-6
Deus transportou Isaías em visão para a sala do trono celestial, onde viu o próprio Deus sentado em um trono “alto e sublime” (Is 6:1).
Em sua visão da sala do trono de Deus, Isaías pôde contemplar um espetáculo surpreendente. Ele viu as abas das vestes de Deus enchendo o templo e seres voadores com seis asas, chamados serafins. Ele os ouviu chamando uns aos outros em louvor a Deus. Suas vozes devem ter sido poderosas,