A tua palavra é a verdade
O autor introduz seu livro dizendo sobre o testemunho fidedigno de Cristo a respeito de si mesmo e do pai como conteúdo da mensagem do Evangelho e de Sua Palavra, e que este testemunho sendo fiel é também a verdade. Porém, essa verdade tem seu significado quando ensinada, e então, Hermisten se propõe analisar Seu significado.
Dá testemunho de Cristo (17.8, 20)
A) Cristo como o cumprimento das Promessas
COSTA (2012) relata que o “evangelho não é uma invenção de Jesus Cristo: antes, é a boa mensagem de Deus, declarando que, em Cristo Jesus, temos o cumprimento de suas promessas a Israel, e que o caminho da salvação foi aberto a todos os povos”.
Dentro do registro de Lucas, o autor dá a Jesus o cumprimento de todas as profecias e promessas do Velho Testamento, e aquele que ponteia a Aliança entre Deus e o homem, sendo isso – para Hermisten, a base para a compreensão de toda teologia bíblica. E nesta mensagem, o homem é conduzido para um encontro com a pessoa de Jesus Cristo e sua obra.
B) Quem é Jesus Cristo
Segundo o autor, Jesus é revelado por meio do testemunho do “Espírito da verdade”, apresentado no texto de João 15.26. Primeiro, analisa sua procedência eterna gerada do Pai, transmitida por Cristo em Sua Palavra. Então, fala sobre sua missão de conceder salvação àqueles que o Pai lhe deu (João 17.2). Nessa missão, Jesus paga um alto preço que lhe concede autoridade para cumpri-la, e o resultado desta missão é a vida eterna para estes que o Pai lhe confiou, o qual, Jesus intercede por eles (João 17.15).
Hermisten termina este capítulo dizendo que trilhamos seguros com o conhecimento que nosso Senhor nos dá, consolados por sermos guiados por Sua Palavra e assistidos pelo Espírito, tudo para a glorificação de Cristo na obediência da igreja vinda da autêntica fé.