sakhfdjk

1314 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO
"Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade" (Várzquez, 1999).
“De uma forma muito simplificada podemos definir o termo ética como o ramo da filosofia que se preocupa com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado, justo ou injusto.” (in JESUS, Maria Margarida Nascimento – Ética y Actividad Empresarial, Cultura y Valores Éticos en las Empresas Algarveñas. Tese de Doutoramento, Universidade de Huelva, 2001, p.11).

Como se pode notar, a ética pode ter várias definições e, está presente em muitos aspectos sociais.
Este trabalho trata principalmente o lado da ética na administração. Através de uma análise do filme “Amor Sem Escalas” (“Up in the air”, ) onde é possível notar a importância ética nas relações comerciais e administrativas das empresas.

2. Ética e Administração
Ética Empresarial é um ramo da ética relacionada com a conduta moral das empresas. É ela quem define a forma como as empresas interagem com o seu meio.
Ela se tornou mais conhecida e estudada á pouco tempo, mais ou menos em torno de uns dez anos atrás. Sendo antes considerada apenas como uma mistura duvidosa de outras teorias éticas e algumas considerações a respeito do caráter do capitalismo, onde apenas se visava o lucro nas empresas, não importando o que custasse aos trabalhadores da época.
Com a descoberta de novas ferramentas, e novas maneiras de gerir pessoas, os administradores começaram a perceber a necessidade dessa ferramenta tão importante que se chama ética, e aplica-la de maneira que tanto a empresa como os funcionários pudessem ter um melhor convívio entre si e ate mesmo ajudar a empresa chegar a resultados eficazes.

3. Ética Profissional
Quando se assiste ao filme “Amor Sem Escalas” (Up in the air, 2009) pode-se notar o afastamento e o enfraquecimento das relações humanas nas empresas. Onde os laços que ligam o lado humano da empresa, relacionados com os

Relacionados