relatorio fisica
Engenharia Elétrica / Física / 1 ano
Prof.
São Bernardo do Campo
Outubro/ 2014
Sumário
Objetivo
Reconhecer as condições nas quais podemos afirmar que um movimento é uniforme.
Tabelar as posições de um móvel em função do tempo.
Montar um gráfico que represente este movimento.
Equacionar o movimento.
Introdução Teórica
1. Teoria
1.1 Conceitos fundamentais
1.1.1 Referencial
Chamamos de referencial qualquer corpo escolhido como referência, em relação ao qual são descritas as posições de outros corpos. 1.1.2 Posição ou espaço (S) É a distância em relação ao referencial adotado.
1.1.3 Posição inicial ou espaço inicial () No estudo dos movimentos, quando se dispara o cronômetro (t=0), o móvel ocupa uma determinada posição. Esta posição pode ser positiva (quando o móvel está à direita da origem), negativa (quando o móvel está a esquerda da origem), ou nula (quando o móvel está na origem) e é chamada de posição inicial do móvel ().
1.1.4 Deslocamento escalar (∆S) Definimos deslocamento escalar ou variação da posição de um corpo num intervalo de tempo ∆t=, como: ∆S = Onde: é a posição do corpo no instante e é a posição no móvel no instante . No Sistema Internacional de Unidades (S.I.), o deslocamento é medido em metros (m). Unidades como quilômetros (km), milhas (mi), entre outras, não pertencem ao S.I. A unidade hora (h) também é usada para medidas de tempo, mas não no S.I.
1.1.5 Velocidade escalar média A grandeza velocidade mede a rapidez com que o deslocamento do corpo acontece. Matematicamente, escrevemos a velocidade escalar média como a razão entre o deslocamento do corpo e o intervalo de tempo decorrido no deslocamento: Vm = Podemos, também, escrever uma função horária dos espaços para o movimento uniforme. S = No S.I., a unidade da velocidade é metros por