A Tua Palavra é a Verdade - Hermisten Maia Pereira da Costa
Para o testemunho de sua divindade e de sua humanidade, Jesus tanto intercede pelos seus discípulos e por todos os outros, tanto no presente quanto no futuro. Cristo tinha essa consciência e ele afirma que ele é o Deus encarnado. Em todo o seu ministério Jesus possuía plena convicção de quem ele era, o que ele veio fazer na terra e quanto tempo ficaria no mundo. Por várias vezes ele mesmo afirmava que não era ainda chegada a sua hora, dando testemunho de que ele sabia o momento certo em que se manifestaria. Quando a sua hora chega ele afirmou aos seus discípulos que agora assim era o tempo em que o Filho do Homem seria glorificado. Como Deus ele tinha total controle sobre o tempo e sobre a sua missão.
No primeiro capítulo, Dá testemunho de Cristo, o autor de forma bíblica nos mostra que Cristo é o cumprimento das promessas. O Evangelho de Jesus apresentou ao mundo é a boa mensagem de Deus. Mas também é o cumprimento de suas promessas. Foi o caminho aberto para o mundo, através de Jesus Cristo.
Segundo o que o profeta Isaías profetizou acerca da vinda do messias foi tudo cumprido em Jesus. O próprio Cristo se identifica de forma pessoal com estas profecias. Jesus é o cumprimento de todas as profecias e promessas sobre o messias. Ele é o único mediador desta aliança feita anteriormente.