Resumo informativo do livro: joão calvino 500 anos
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. – João Calvino 500 anos: introdução ao seu pensamento e obra. São Paulo: Cultura Cristã, 2009.
João Calvino 500 anos, é o resultado de vinte e seis anos de pesquisas sistemáticas feitas pelo Dr. Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa sobre a vida e obra de João Calvino. Os textos que compõem o livro são o resultado de diversos cursos e palestras que o pastor Hermisten aplicou em várias igrejas, o que dá um tom pastoral à obra, certamente um reflexo da influência do próprio João Calvino. A obra é formada por duas partes. Na primeira parte, é apresentada a Reforma Protestante e um esboço da vida de Calvino. Na segunda parte o autor apresenta tópicos relacionados à teologia e a prática de Calvino. O livro se constitui em um excelente direcionador para quem deseja conhecer e estudar a obra de João Calvino que é o maior teólogo protestante.
No capítulo primeiro o autor apresenta a Reforma Protestante do século XVI como um movimento inicialmente espiritual. Contudo, a Reforma foi uma revolução que trouxe transformações ao ambiente religioso, cultural, político e social na Europa e posteriormente em todo o Ocidente. A Igreja Católica Romana no século XVI apresentava um profundo declínio espiritual e moral. A Igreja Romana usando de suas prerrogativas “divinas” exercia controle sobre a política e a economia na Idade Média em busca de seus próprios interesses de poder e riqueza. Era uma época de total afastamento dos padrões que a Palavra de Deus estabelece para uma igreja genuinamente cristã. A missa era ritualística e supersticiosa. O autor informa que havia nas almas das pessoas na Idade Média, antes da Reforma, um profundo sentimento de medo, frustração e desesperança. As angústias do próprio ex-monge Martinho Lutero refletiam os sentimentos de necessidade por uma doutrina que realmente pudesse trazer certeza de salvação, pois a religião que a Igreja Romana ensinava baseada nas boas obras, não tinha condição de