a tua palavra é a verdade
CRISTO COMO CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS
O evangelho não é uma invenção acerca de Jesus Cristo; antes, é a boa mensagem de Deus, declarando que, em Cristo Jesus, temos o cumprimento de suas promessas a Israel, e que o caminho da salvação foi aberto a todos os povos. “Jesus Cristo é o cumprimento de todas as profecias e promessas do Velho Testamento”. A Pessoa de Cristo é o elo que une os dois Testamentos.
É a Palavra de Deus conduz o homem a crer na Pessoa e obra de Cristo. Jo 17:20. A mensagem da Bíblia é cristocêntrica; ela visa conduzir o homem a um encontro com Jesus Cristo e a sua obra.
QUEM É JESUS CRISTO
A pergunta que atravessa os séculos e que continua com a mesma relevância de quando foi feita por Jesus e seus discípulos é: “Mas vós (...) quem dizeis que eu sou?” (Mt 16:15). O Espírito está empenhado no testemunho a respeito do Filho: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” (Jo 15:26).
Ele é eternamente gerado do Pai. Esta relação ocorre eternamente, sem principio nem fim, jamais havendo qualquer tipo de mudança na essência divina, nem qualquer tipo de subordinação ontológica, mas existencial (econômica).
“Enviado de Deus para salvar:”. “Verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste” (Jo 17:8). “estes compreenderam que tu me enviaste” (Jo 17:25). “..a fim de que ele conceda a vida eterna a todos que lhe deste” (Jo 17:2). Fez-se pobre por amor a nós (2Co 8:9). Ele pagou o preço da coroa futura. Segundo Hebreus Autor e Consumador.
A nossa relação com Deus não se inicia por uma simples experiência, mas por um conhecimento salvador, que se manifestará paulatinamente em nossa experiência de obediência e submissão: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3). A salvação começa por uma nova relação com Deus. Antes estávamos