A Tica
Mario Sergio Cortella da o conceito de ética como um conjunto de valores e princípios que orientam a nossa conduta, logo a ética nos auxilia a decidir na vida como um dilema onde temos duas situações no qual apenas uma é eticamente aceitável, os três principais dilemas da vida são: Quero, posso e devo, ou seja, nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero.
Cada pessoa aplica a ética do modo que achar melhor, visto que um cidadão corrupto, um funcionário que desvia recursos, pessoas que roubam acham esse comportamento eticamente correto, mas para o coletivo essas atitudes são consideradas nada mais nada menos que antiéticas, embora a ética não é algo individual, mas sim coletivo cabendo a cada individuo interpretara-la.
Não existe ninguém sem ética, uma vez que ninguém está privado de tomar sua própria decisão, ninguém esta provado de ter a faculdade de escolher, ou seja, temos o livre arbítrio.
O conceito de ética e moral está sempre ligado, embora não disponham do mesmo significado, uma vez que a ética são os princípios de valores morais e a moral é a pratica desses valores, então a ética é a teoria enquanto a moral é a aplicação das regras e das normas, garantindo a integridade física, moral e espiritual da sociedade.
Para ter ética é necessário prestar muito atenção para não confundir, natural, normal ou comum. O natural é o que vem da natural, é algo hereditário; o normal são as leis, é a norma social; e o comum é algo que acontece sempre, com muita frequência. Existem quatro grandes riscos para ética: o cinismo, pois é uma pessoa que consegue enganar outras pessoas, convencendo a sociedade que todos tem que ter ética, porém ele não tem princípios e muito menos valores; o narcisismos onde o individuo só pensa nele mesmo e no dinheiro, não se importando com o resto da