Tica
A ótica é um ramo da Física que estuda a luz e explica os fenómenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio.
A disciplina estuda fenómenos envolvendo a luz visível, infravermelha, e ultravioleta; A óptica pode-se enquadrar como uma subdisciplina do eletromagnetismo. Alguns fenómenos ópticos dependem da natureza da luz e, nesse caso, a óptica se relaciona com a mecânica quântica.
Há diversas aplicações da óptica, como:
Lentes
Espelhos
Prismas
Fibras ópticas
Raio laser
Leitura óptica
Sensor de filmes óptico.
Aparelhos de leitura óptica
Fibras Óticas
Em 1870, o físico inglês Jonh Tyndall, demonstrou o princípio de guiamento de luz através de uma experiência muito simples, utilizando um recipiente furado com água, um balde e uma fonte de luz, Tyndall observou o feixe de água sairá iluminado através do furo do recipiente, assim tivemos o primeiro relato da transmissão de luz.
Depois da descoberta do físico Jonh a fibra passou a ser usada quando surgiu o primeiro-cabo submarino de fibra óptica intercontinental, começou a operar em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefónicas simultâneas, usando tecnologia digital.Apenas em 1956 o físico Narinder Singh Kapany que fazia parte de uma equipe do laboratório Bell (USA), composta por ele e pelos doutores A.L. Schawlow e C.H. Townes, apresentaram os planos para a construção do primeiro laser a ser usado em sistemas de telecomunicação.
A fibra ótica, conhecida como um tubo de luz, é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados e podem chegar a medir cerca de 0,5 mm.
As fibras óticas são geralmente constituídas por um núcleo transparente de vidro puro envolto por um material com menor índice de refração. A luz é mantida no núcleo através de reflexão interna total. Isto faz com que a fibra funcione como guia de onda, transmitindo luz entre as duas