tica
Aula 2
1- Moral e ética se referem ao agir humano, porém há dinstinções entre tais. A ética analisa o contexto que se é introduzido (costumes, tradições, etc), refletindo sobre as possíveis implicâncias das atividades humanas. Já a moral refere-se ao estudo da ética, tem um aspecto normatizador sobre valores do contexto social.
2- Para que um juízo seja considerável ético é preciso ter uma reflexão profunda dentro do contexto, preservando a vida e que não se limite a um caso particular, há de ser uma formulação de um juízo que irá servir em outros casos.
Aula 3
3- Para Aristóteles, a ultima finalidade da ética é a felicidade do homem. Basta ser atendidas as necessidades básicas e a saúde, porém também é preciso ter discernimento entre a decisão de escolhas de acordo com o desejo pessoal e com a razão.
Aula 4
4- Felicidade não seria o critério da ação moral do indivíduo. Agir moralmente refere-se ao pensamento ético autonomo, ou seja, aquele que consegue ter escolha livre a partir da lei moral dentro do mesmo.
Aula 5
5- O fundamento da ética utilitarista é preocupar-se puramente na quantidade de felicidade gerada pelas ações. É preocupar-se com a consequência que trará maior benefício. Aula 6
6- Nietzsche propõe a filosofia inteiramente centrada no indivíduo, para ele, não há princípios universais que influenciem as ações porque toda ação é consequencia do desejo do indivíduo. Moralidade para Nietzsche é desprezível pois apenas se trata da submissão do indivíduo a seu contexto social cultural. Ele acredita que cada indivíduo deve orientar suas ações conforme a convicção pessoal. Aula 7: Orientações da aula
7- A responsabilidade da ética de Levinas se dá pelo rosto do outro em relação ao do indivíduo, é um apelo de responsabilidade do outro com relação a si e assim que se faz humano.
Aula 8
8- Consiste da transformação da responsabilidade em uma obrigação parental.