A TICA E A JUSTI A ARTIGO
Andressa Daniely² Beatriz Walfredo Leandro Berwig³
RESUMO
Este estudo tem como objetivo discutir a ética e a justiça detectando pontos importantes desde a origem de tais conceitos até os dias de hoje. Ética e justiça apesar de não serem assuntos novos, nem todos os profissionais a utilizam como ferramenta de valor agregado à prática da integridade, por exemplo. É difícil falarmos de ética e justiça, sem falarmos também de moral. Embora sejam diferentes, as raízes desses conceitos vem do grego, e caminham juntos. Ética, é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação a sociedade que Vive, garantindo assim o bem estar social. É uma reflexão sobre um ato moral.
Palavras-chave: Ética, moral, justiça.
1 CONCEITOS
Justiça, segundo Aristóteles, são igualdades proporcionais, tratamentos iguais entre os iguais, e desiguais entre os desiguais. Conceito este que segundo o filósofo era impreciso, pois na maioria das vezes reconhecemos situações injustas mais facilmente do que as justas.
A moral, sempre existiu, pois o homem sempre distinguiu o bem do mal dentro de vários contextos, culturais e econômicos por onde passou, não importa em que estágio se encontravam as sociedades, em todas elas os homens puderam distinguir os valores e os atos que consideravam bem ou mal. Assim, a partir do surgimento dos agrupamentos humanos, ainda nas sociedades primitivas, a moral e a justiça começa a adquirir uma força social.
Vázques (1985), comenta que a ética tem a função de explicar, ou investigar as realidades, na verdade, como se ela fosse uma teoria, e que a realidade moral possui uma variação histórica, e se isto ocorre, os princípios e normas também variam. Desta forma, a ética não formula juízos de valo a respeito das práticas