DESCARTE RESIDUOS
Introdução 3
I. Definições 4
Resíduos 4
Resíduos Perigosos 4
Resíduos de Alta Periculosidade 4
II. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios 6
Inventário 6
Minimização 6
III. Classificação dos resíduos químicos 7
IV. Rotulagem 8
Diamante de Hommel 8
V. Armazenamento de resíduos nos laboratórios 9
VI. Frascos vazios de reagentes / solventes 10
VII. Como tratar os resíduos 11
Solventes Clorados e Não Clorados 11
Metais Pesados 11
Ácidos e Bases 11
Aminas aromáticas 11
Cianetos 12
Compostos Fenólicos 12
Pesticidas 13
Referencia 13
Introdução
O descaso ou despreparo na questão do manejo de resíduos químico em muitos lugares do mundo leva a graves danos da natureza, os quais podem ter repercussões negativas à saúde humana e ambiental. Tal fato tem motivado, por parte de vários países, o desenvolvimento de planos de gerenciamento seguros e sustentáveis dos diferentes resíduos gerados pela população, indústrias e diversas instituições.
No sentido de se preservar a saúde e meio ambiente, a política de redução de resíduos é uma tendência que vem se estendendo também a pequenos geradores de resíduos, tais como instituições de ensino e laboratórios de pesquisa.
Existe uma tendência na nossa sociedade em considerar como impactante ao meio ambiente apenas aquelas atividades que geram grandes quantidades de resíduos. Consequentemente, são estes grandes geradores que estão sempre sob a fiscalização das agências estaduais de proteção ambiental, sendo passíveis de punição pelo órgão competente. Pequenos geradores de resíduos, tais como instituições de ensino e de pesquisa, laboratórios de análises químicas e físico-químicas, normalmente são considerados pelos órgãos fiscalizadores como atividades não impactantes, e assim sendo, raramente fiscalizados quanto ao descarte de seus rejeitos químicos.
I. Definições Resíduos
Resíduos são materiais considerados sem utilidade por seu possuidor. Aqui se incluem todo e qualquer tipo de resíduo, seja