A teoria de fayol
Desenho Artístico
Um determinado objeto pode ser descrito através de um desenho livre ou desenho técnico: O desenho artístico é uma forma de representar as idéias e os pensamentos de quem desenhou. O desenho artístico não tem grande ênfase nas dimensões do objeto representado.
Desenho Técnico
O desenho técnico é usado para transmitir uma idéia de produto de maneira mais clara possível especificando suas dimensões tais como altura, largura e profundidade.
O desenho técnico é constituído por diversas formas de representações. Entre elas, as mais utilizadas são: Perspectiva, e Vistas Múltiplas. Ambas representam uma desenho de tal objeto, ou peça a ser desenvolvida, por exemplo. O esboço é um rascunho dos mesmos, sendo um desenho técnico feito à mão o qual servirá como base para o desenho preliminar que passará por diversas etapas de aprovação. Quando aprovado, passa-se a ser representado em duas formas distintas:
Perspectiva: é a forma técnica de representar objetos e situações em espaço tridimensional, de acordo com sua posição, forma e tamanho. É representada de acordo com a posição de quem desenhou de maneira espacial e rápida, como se fosse tirado uma fotografia e assim representar o mais próximo de que ele seria em forma real. Sendo assim, não é necessário uma capacidade específica para interpretação.
Visões Múltiplas: É a técnica mais utilizada na área de Engenharia, baseado no conceito de projeção ortogonal. Sua representação gráfica do modelo é feita em um plano onde se leva em consideração o observador (forma que se vê o objeto).
Constitui-se as Vistas Múltiplas em três formas: * Vista Superior: representa o objeto da maneira em que se vê de cima. * Vista Lateral: representa o objeto da maneira em que se vê de um dos lados de forma a imagem em plano. * Vista Frontal: é a vista principal de uma projeção, pois representa o objeto da maneira vista de frente, e assim detalha mais o mesmo em espaço plano.
Para que o desenho