TEORIA FAYOL
4. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R: a)Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.
b) bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas.
c) bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.
d) fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.
5. A Economia é uma ciência não-normativa. Explique
R: A Economia pode ser considerada uma ciência não normativa pois o estudo econômico tem por base uma abordagem positiva, que busca explicar os fatos econômicos, avaliando suas causas e conseqüências e bem como estudando instrumentos de política econômica, sem entrar em considerações de juízo de valor na análise.
Capítulo 4
Respostas das Questões para Revisão
1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
R: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.
2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
R: Para a Economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Para a doutrina jurídica, reconhece-se o estabelecimento como