9 de Feveireiro
Segue um curto resumo de sua vida.
* INFÂNCIA - Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, filho de um conselheiro do chefe máximo do povo Thembu, perto de Qunu, na atual província do Cabo Oriental. Ele é amplamente conhecido na África do Sul por seu nome de clã, Madiba.
* CAMPANHA ANTIAPARTHEID
- Mandela dedicou sua vida à luta contra o domínio branco, deixando a Universidade de Fort Hare no início da década de 1940, antes de concluir seus estudos. Com Oliver Tambo e Walter Sisulu, fundou a Liga da Juventude do CNA (Congresso Nacional Africano).
- Ele foi um dos primeiros a defender a resistência armada ao Apartheid, tendo entrado na clandestinidade em 1961 para fundar a ala armada do CNA, Umkhonto we Sizwe (a Lança da Nação).
- Acusado de crimes capitais no Julgamento de Rivonia, em 1963, a declaração que deu desde o banco dos réus foi sua afirmação de posição política.
"Tenho defendido o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver e que espero alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer". Em 1964 Mandela foi condenado à prisão perpétua.
* DA PRISÃO À PRESIDÊNCIA
- F.W. De Klerk, o último presidente branco da África do Sul, finalmente revogou a proibição do CNA e outros movimentos de libertação, e Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990.
- Um ano depois, ele foi eleito presidente do CNA, e em maio de 1994 tomou posse como primeiro presidente negro da África do Sul. Mandela usou seu prestígio para buscar a reconciliação, criando a Comissão da Verdade e Reconciliação para investigar crimes cometidos por ambos os lados na luta contra o Apartheid.
- Em 1999 Mandela