Arquitetura Gótica
Neste trabalho serão apresentadas as principais características da arquitetura gótica. Incluindo a arte, pinturas e esculturas.
Desde o surgimento, citando algumas obras e realizando através de pesquisas bibliográficas e virtuais, a identificação do estilo.
Arquitetura Gótica
No século XII, foi ganhando espaço uma nova arquitetura. No século XVI, os estudiosos começaram a chama-la, desdenhosamente de gótica: segundo eles sua aparência era tão “bárbara” que ela poderia até ter sido criada pelos godos, povo que invadira o Império Romano e destruíra muitas de suas obras. Mais tarde, o nome gótico perderia seu sentido depreciativo e se ligaria definitivamente à arquitetura caracterizada pelos arcos ogivais.
Arcos ogivais - Interior da Catedral de Amiens, na França.
Teve início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para as cidades e apareça à burguesia urbana, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas já começam a aparecer as primeiras mudanças que conduzirão a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
Diferente da arquitetura românica que possui apenas um portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso a três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais.
A arquitetura gótica é uma forma de expressão que se situa, historicamente, entre a arquitetura românica – vigente no continente europeu no século X – e a arquitetura renascentista – responsável por uma significativa ruptura na história da arte de projetar e construir edifícios.
Esta modalidade arquitetônica evoluiu no solo francês durante o período conhecido como Idade Média; no início era denominada ‘obra francesa’. A expressão ‘gótico’ surgiu apenas no fim do Renascimento. O núcleo central deste estilo, que nasceu no final do século XII, e depois se disseminou pela Europa Ocidental, vigorando até o