Argentina
Famecos
Jacques Alkalai Wainberg
Argentina
Eduardo Cavalli
Introdução
Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul, constituída como uma federação de 23 províncias. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha sejam mais populosos. A área continental da Argentina está entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul.
[pic]
De acordo com estudos arqueológicos, a região da atual do país recebeu os primeiros habitantes há 13 mil anos, aproximadamente. Antes da chegada dos espanhóis à região, no começo do século XVI, o norte da Argentina fazia parte do Império Inca e a região dos pampas era habitada por nações indígenas e em 1534 foi fundada a sua capital chamada Buenos Aires.
Dados gerais
Recursos naturais: Planícies férteis dos pampas, chumbo, zinco, estanho, cobre, minério de ferro, manganês, petróleo, urânio.
Catástrofes naturais: Vulcões, tempestades.
Geografia: Existem quatro grandes regiões: as planícies férteis central dos Pampas, fonte da riqueza agrícola da Argentina; a planície rica em petróleo do sul da Patagônia, incluindo Tierra Del Fuego; as campinas subtropicais do norte do Gran Chaco e a Cordilheira dos Andes ao longo da fronteira ocidental com o Chile.
Coordenadas geográficas: 34º 00' S, 64º 00' W.
Nacionalidade: Argentinos.
Fuso horário: Verão (DST) / (UTC-3) / (UTC-2) .
Capital: Buenos Aires.
Maiores Cidades: Córdoba, Rosário, La Plata, Mar del Plata, San Miguel de Tucuman.
Língua oficial: Espanhol.
Moeda corrente: Peso argentino.
Acordos assinados: Mercado Comum do Sul(Mercado Comun Del Sur – Mercosur), tratado de assunção, declaración de