Ergonomia e Segurança do trabalho
ENGENHARIA MECÂNICA – 4º PERIODO
Anápolis 2013
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica, 4º período, da Faculdade Anhanguera de Anápolis. Orientador: Prof. Jean de Santiago Aluno: Luiz Sérgio Silva / 0923428133
Anápolis 2013
Sumário
Sumário 3
Introdução 4
Ergonomia 5
Segurança do Trabalho 6
Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso e transporte Manual de Cargas. 7
Mobiliário dos postos de trabalho 8
Postura em pé 8 Posição sentada 9
Bibliografia 11
Introdução
No mundo atual, predominante capitalista, a produção e os resultados dentro de uma empresa são imprescindíveis para a competitividade da mesma, porém, alguns fatores devem ser observados para que ela possa alcançar tal objetivo sem que comprometa a integridade física ou psicológica de seus colaboradores.
A Ergonomia e a Segurança do Trabalho visam oferecer às empresas, através de normas e regras, informações do modo de se realizar e como realizar certos serviços sem que se comprometa, prejudique, ponha em risco, fadigue ou estresse um colaborador.
Ergonomia
A palavra ergonomia é de origem grega, em que ERGO significa trabalho e NOMOS significa regras, normas, leis. Podemos entender que seriam as regras/normas/leis para a execução do trabalho. Se considerarmos como ciência, poderemos dizer que é a ciência aplicada em facilitar o trabalho executado pelo homem.
A ergonomia surgiu no período entre 1939 a 1945 com a Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de adaptação das armas utilizadas no combate ao homem, com o principal objetivo de obter vantagens sobre o