Teoria de fayol
Henry Fayol era um engenheiro francês
A teoria dele caracterizou-se Pela ênfase na estrutura organizacional pela visão de homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também era caracterizado pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais) bem como na direção da ampliação do topo para baixo da gerencia pra a produção.
Frederick Winslow Taylor defendia principio semelhantes à de Henry Fayol na Europa baseada na sua experiência na administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivo europeus os seguidores da administração cientifica só deixara de ignorar a obra de Taylor quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada dos ideais de Fayol fez com que grandes contribuintes de pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Sofreu criticas com a mini publicação dos trabalhadores através de incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Fayol dividiu as empresas em 6 funções básicas: técnicas, comerciais, financeira, segurança, contábeis, administrativas.
Funções da empresa
Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções basicas.
1. Técnicas - Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
2. Comerciais - Relacionadas com a compra, venda e permutação
3. Financeiras – Relacionadas com a procura e gerencias de capitais
4. Segurança – Relacionada com a proteção e preservação dos bens e das pessoas
5. Contábeis – Relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Administrativas – Relacionadas com a integração das outras cinco funções
Fundamentos
Henry Fayol era engenheiro de minas e dedicou sua vida a empresas no setor de mineração. Chegou mesmo a recuperar compagnim commantry fourchambault et decazeville da falência, quando assumiu o cargo de diretor geral da mesma creditava seu sucesso