Teoria de fayol
Fayol define administrar como: prever- visualização de futuro e estratégia de ação; organizar- o material e social da empresa; comandar- ordena e dirigi o pessoal; coordenar- metodizar, programar todos os atos e esforços coletivos; controlar- inspecionar para que tudo aconteça segundo as regras e ordem estabelecidas na empresa. Estes cinco processos administrativos são visíveis em qualquer nível ou área da empresa, tanto o gerente como diretor quando analisados estão dentro dessas cinco funções.
PRICÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
Fayol formulou os princípios gerais de administração usando diversos conceitos de autores da época, por isso usa a denominação “princípios” o que da a entender que são maleáveis e adaptam-se a qualquer tempo ou lugar. Os 14 princípios gerais da administração apresentados por Fayol são:
1. Divisão do trabalho: aprimoramento das tarefas e das pessoas para eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade: é a reciprocidade entre o dar ordens e esperar obediência. Responsabilidade é consequência da autoridade e traduz o dever de prestar contas, estas devem sempre estar equilibradas para o desenvolvimento de um bom trabalho.
3. Disciplina: interligada a obediência, respeito aos acordos estabelecidos.
4. Unidade de comando: um único superior. Os empregados não devem ter mais de um superior para se evitar problemas futuros.
5. Unidade de direção: um plano, um conjunto de atividades e o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais: os interesses da empresa acima dos interesses pessoais.
7. Remuneração do pessoal: retribuição justa para os empregados e organização.
8. Centralização: a autoridade esta no topo da hierarquia da organização.
9. Cadeia escalar: a autoridade começa no topo, no mais alto (presidente) e vai até o mais baixo (execução), em função do principio do comando.
10. Ordem: organização tanto humana quanto material, tudo tem seu devido lugar.
11.