Organização de uma sala de aula na educação infantil
Nas paredes estará o que deverá ser visto, lido e registrado pelas crianças como:
• Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.
• Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças.
• Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
• Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
• Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e pelo professor quando há necessidade de "relembrar".
• Alfabeto: letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
• Faixa Numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula. Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc. As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
Um cantinho para as artes é fundamental. Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: