Logística
1) Defina com suas palavras o que você entende por Supply Chain Management.
R- Supply Chain Management é o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Como exemplo dessas instalações tem-se: fornecedores de matéria-prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações. A cadeia de suprimentos é um subconjunto da cadeia de valor, a qual é focada em agregar valor a um serviço ou a um produto físico, enquanto a cadeia de suprimentos é preocupada principalmente com a produção, distribuição e vendas de produtos físicos. Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração de cada componente, com maximização da eficiência, determinando maior satisfação do cliente e consequentemente o aumento do market share (participação no mercado). “Maximizar a utilização de ativos, maximizarem a utilização da atual cadeia de suprimentos incluindo a tecnologia da informação, temos nos anos 1970 preocupações voltadas à eficiência dos objetivos operacionais. Nos anos 1980, a eficiência estratégica foi a preocupação. Nessa época, sistemas como reservas de passagens aéreas funcionaram como uma forte vantagem competitiva.
2) Como a Globalização influenciou a Logística?
R- Trouxe como decorrência, dentre outros fatores, a abertura dos mercados a nível mundial e aumento das incertezas econômicas. Em meio a operações logísticas muito mais complexas e abrangentes, a Logística extrapolou os limites organizacionais, passando a assumir vínculos muito mais fortes entre todos os elos da cadeia produtiva.
Com a globalização, as empresas tornaram-se cada vez mais competitivas, a fim de oferecerem produtos e serviços de alta qualidade para seus consumidores, onde estes passaram a ficar ainda mais exigentes. Dessa forma, grande parte das empresas,