A formação dos cartéis e seu impacto à sociedade
Junho/2012
SUMÁRIO
1. Introdução
1.1 Justificativa 1.2 Objetivo da Pesquisa
2.
O Mercado e o Cartel
2.1 As consequências dos cartéis
3.
O Cartel no Brasil
3.1 O cartel no mercado Internacional
4.
O Combate do cartel no Brasil
4.1 O combate do cartel no mercado Internacional
5. 6.
Conclusão Referências
1. INTRODUÇÃO
O que é um Cartel?
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para impor a fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
1.1 JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a economia é dedicada a satisfazer necessidades administrando recursos escassos, ou seja, a atividade econômica é aquela aplicada na escolha de recursos para o atendimento destas necessidades humanas. Uma boa regulamentação de mercado e uma legislação clara, objetiva e simples são fundamentais para o desenvolvimento de uma economia de mercado. Sem direitos de propriedade bem-definidos, é muito difícil a realização de trocas e, portanto, o desenvolvimento econômico. E dentre as diversas formas de infração à ordem econômica, a formação de cartéis ganham destaque no cenários Nacional e Internacional, sendo combatido através da criação de Conselhos Administrativo que impõem leis que visam manter o mercado e a economia legislada e organizada.
1.2 OBJETIVO DA PESQUISA
Esse estudo visa demonstrar como a formação de cartéis influencia na nos Negócios nacionais e internacionais, prejudicando à livre concorrência e acarretando perdas de bem-estar para os agentes econômicos. Como resultado desta ação os mecanismos de equilíbrio do mercado deixam de funcionar. Assim os preços e as quantidades dos produtos oferecidos pelas empresas do cartel deixam de ser determinados pelo ponto de