Economia Modulo 2
Módulo: 02
Atividade: 01
Título: Análise sobre a Formação de Cartéis, combate e suas consequências.
Aluno: Ana Carla Santana Gomes Moreira
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: Pós ADM 13
Introdução
Este trabalho tem como objetivo analisar os principais aspectos relacionados aos cartéis, suas características, as consequências da sua formação para a sociedade e o mercado e quais medidas são necessárias para evitar que isso ocorra. Além disso, busco mostrar a importância do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, exemplificando com casos recentes em que se verifica tal formação ilícita como também a possibilidade de aplicação da teoria dos jogos.
Principais características do cartel
Primeiramente é importante que se defina o que é cartel. Segundo o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – cartel é a existência de um acordo entre agentes econômicos concorrentes visando à elevação de preços e lucros por meio da divisão de mercado, da combinação de preços, da divisão de cotas de produção, do controle das quantidades produzidas/distribuídas ou da divisão territorial. Essa prática é alvo frequente de discussões éticas, morais e legais. Como resultado desta ação os mecanismos de equilíbrio do mercado deixam de funcionar. Assim os preços e as quantidades dos produtos oferecidos pelas empresas do cartel deixam de ser determinados pelo ponto de equilíbrio entre a demanda e a oferta. Este desajuste implica em preços abusivos e menor produção, se comparados à situação de concorrência. Eles ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos.
Para ficar claro, podemos citar como exemplo uma contratação para bens ou serviços em administração pública de setores cartelizados com preços superfaturados. Ocorre que o cartel (grupo de empresas que disputam a concorrência) por meio de contatos e reuniões, definem antes da