A tecnologia e a prática pedagógica em discussão
ESCOLA : A TECNOLOGIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM
DISCUSSÃO
Flávia Lamounier Gontijo1
José Wilson da Costa2
Pós Graduação Strictu Sensu CEFET-MG - Mestrado em Educação Tecnológica,
CEFET- MG - Curso de Mestrado em Educação Tecnológica
Resumo
Este artigo pretende colaborar com a discussão sobre o uso de tecnologia nas práticas de ensino a partir do relato de uma experiência com software educativo em escolas públicas de São Paulo durante os anos de 2006 e 2007. Além de relatar a experiência, espera-se que as questões levantadas no trabalho possam incitar investigações não somente sobre as aprendizagens dos alunos em ambientes que utilizam tecnologia na sala de aula, mas, também, pesquisas sobre as implicações didáticas que essas práticas possam causar.
1. Introdução
O não tão novo debate sobre a tecnologia nas salas de aula representa um campo para análises, discussões e investigações.
A relação entre tecnologia e práticas
pedagógicas continua sendo tema de debates. Apesar de algumas falsas certezas, fruto de impressões e crenças pessoais, defende-se cada vez mais propostas de investigações nessa área para colaborar nas discussões e mais ainda para colaborar em projetos educacionais envolvendo a utilização de tecnologias.
Geralmente o debate gira em torno da questão se a tecnologia colabora ou não para a aprendizagem dos alunos, mais especificamente, se colabora para a melhora dos
1
Aluna do mestrado em Educação Tecnológica.
2
Professor doutor do departamento de Pós-Graduação - CEFETMG
1
resultados escolares. Talvez essa perspectiva possa nos levar a encarar a questão sobre o sucesso escolar de maneira reducionista justificando o avanço ou o fracasso dos alunos no uso de tecnologias. Alguns autores defendem o uso da tecnologia em sala de aula e acreditam que além de colaborar nas aprendizagens é altamente motivador para os alunos (COSTA at al, 2001).
A questão que se